Ibama autoriza que hidrelétrica de Santo Antônio aumente reservatório em 80 cm
17/08/2017 - 10h24 em Rondonia

Ibama autoriza que hidrelétrica de Santo Antônio aumente reservatório em 80 cm

Autorização foi emitida nesta quarta-feira e vale até 16 de agosto de 2019. Usina poderá operar na cota de 71,30 metros, 80cm a mais do que era anteriormente.


Por G1 RO

 

 
 
 

Ibama renova autorização especial para Santo Antônio Energia aumentar cota de reservatório

 

A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, assinou nesta quarta-feira (16) a autorização que permite à Hidrelétrica de Santo Antônio aumentar a cota do reservatório em até 80 centímetros. A usina está localizada no Rio Madeira, em Porto Velho.

Com a autorização, a hidrelétrica poderá operar, em caráter excepcional, na cota de 71,3 metros, para vazões afluentes ao reservatório de até 24 mil metros cúbicos.

A usina poderá operar também na cota de 70,5 metros, para vazões afluentes ao reservatório acima de 24 mil metros cúbicos

A nova autorização foi emitida ainda nesta quarta-feira pelo Ibama e é válida até o dia 16 de agosto de 2019, substituindo a anterior, emitida em 2014.

 
Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (Foto: Hidrelétrica Santo Antônio/Divulgação)Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (Foto: Hidrelétrica Santo Antônio/Divulgação)

Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (Foto: Hidrelétrica Santo Antônio/Divulgação)

A hidrelétrica pediu essa autorização para que pudesse ligar novas turbinas e, com isso, aumentar a capacidade de produção de energia.

A autorização vencida nesta quarta-feira continha uma série de condicionantes, para que pudesse ser renovada, entre elas apresentar informações diárias sobre a cota de operação.

Segundo o Ibama, apenas uma das condicionantes não foi completamente atendida, mas está em andamento. Trata-se da indenização e realocação de populações atingidas pelo aumento da cota.

De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab), o aumento da área alagada da usina atinge quase mil famílias, em Jaci-Paraná e no assentamento Joana D’Arc.

 

A reportagem da Rede Amazônica tentou contato com a assessoria de comunicação da Santo Antônio Energia, e esta informou que todas as famílias atingidas pelo aumento da cota do reservatório já foram remanejadas.

COMENTÁRIOS
TOMATE
OVOS
REPOLHO
MELANCIA
MARACUJA
MILHO
BATATA
MANDIOCA
MANDIOCA AO PRODUTOR
MANDIOCA FECUA
ARROZ 1
ARROZ ATACADO
ARROZ LONGO FINO
BOI A VISTA
BOI GORDO
SEBO